segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Psicologo online gratis / Psicoterapia on line grátis

Serviços psicológicos gratuitos?


A terapia on line, neste momento está a dar os seus frutos devido à eficácia nos casos que tem seguido.

O/A paciente que procura a terapia on line refere que já tinha sido seguido/a por um psicoterapeuta em consulta presencial e não conseguiu expressar-se tão bem como o fez através da escrita, sem pressas, num ambiente confortável que é a sua casa, fala livremente sobre os seus problemas, as suas preocupações sem ter medo de um possível olhar reprovador, ou de julgamento.

O terapeuta, como tem uma resposta para devolver ao paciente, pode ter mais tempo para pensar, estudar a forma mais insidiosa e correcta e através de uma melhor escolhe de palavras aumente a sua eficácia.

O paciente expressa tão bem o que sente, pensa, valoriza, que é fácil para o terapeuta entrar no seu mundo e ajuda-lo.

Sou psicoterapeuta há 9 anos, e há pacientes que sei que nas consultas presenciais não mostram tudo, principalmente nas primeiras sessões, o que é mais difícil com os meus pacientes on line. Eles/Elas libertam-se através da escrita. Tenho pacientes on line que dizem que não necessitam de ir mais além da 4ª sessão, pois sentem que as sessões são muito intensas. E mais tarde só escrevem para dizer como está a correr a sua vida e demonstrar como foi importante procurar um profissional naquela altura das suas vidas. Pois por vezes estas pessoas não querem procurar um amigo para ajudar a decidir algo importante (separações, casamento, entre ouros) e carregar aquele amigo com tal responsabilidade e provocar um possível distanciamento.

Tenho pacientes on line que necessitam de mais e pedem uma sessão presencial, por vezes crucial, da técnica da terapia EMDR, e passada uma semana estão a escrever mais uma vez para contar como aquela sessão foi importante e o que tem mudado na sua vida, ou para contar o que ficou por dizer na sessão presencial.

Quando o paciente revive em consultório a sua história, o turbilhão emocional recomeça, a pessoa revive a situação traumática, e por vezes o facto de estar a ser regido maioritariamente pelas emoções, dificulta o pensamento racional. Alguns paciente on line já afirmaram que “ é bom eu ter a sua resposta escrita, por vezes vou ler mais uma vez o que me escreveu, para me fazer sentido”. Em casa quando essas emoções são recordadas quando está teclando, o processo emocional é mais suave, e assim, desta forma iram ser guardadas de forma mais suave.

Aconselho a psicoterapia on line em situações de dificuldade de relacionamento interpessoal, dificuldade de gestão emocional, dificuldade em aceitar uma doença ou a doença de uma familiar, baixa auto estima, stress, ansiedade, entre outras problemáticas.

Se a problemática for fora deste âmbito fazemos sempre uma triagem e aconselhamos o/a paciente a procurar outro tipo de consultas.

Falar com um psicólogo online é um serviço profissional que tem um custo. Além disso, existem sites que prometem oferecer um serviço gratuito de psicologia online. No entanto, a maioria - se não todos - desses serviços não são confiáveis.


O autor de este artigo é Sónia Moura Sequeira, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta membro da equipe do site THERAPION.COM

Para saber mais: www.therapion.com/pt